Pense Dentro da Caixa
Em uma era de imediatismos, que transforma uma informacao em perecível com tanta velocidade, e criação de tantos neologismos a cada segundo, revestindo conceitos antigos para garantir o ar de inovação, é preciso contrapor a proposta corrente de pensar fora da caixa o tempo todo para ser competitivo.
E o que faz a maioria de pequenos negócios, e até médio encerrarem suas atividades não é a falta de inovacao, mas a falta de organização e aproveitamento do potencial existente.
Gasta-se tanto tempo olhando pro lado de fora que esquecem de realizar a lição básica de olhar pra dentro e cuidar da estrutura.
Nao somos contrario a inovar, ou buscar novas fronteiras de atuacao, no entanto se você ignorar a organização interna, ocorrerá uma auto-(des)organizacao e lhe faltara tempo para vc olhar pra fora e buscar novos horizontes.
O convite é olhar para dentro de sua empresa, entender seus pilares, organiza-los, pois não adianta seguir o apelo para reformar a fachada enquanto existirem infiltrações em sua estrutura colocando em risco todo o empreendimento.
Se espera ter um negócio estruturado e que cresça, é preciso estabelecer com maestria, esses 3 pilares:
Missão e Visão
Todo negócio é baseado em uma missão, a razão de existir de sua empresa ( que vai alem de lhe gerar lucro ), que irá desencadear objetivos, e um conjunto de objetivos é o que formará a visão desse negócio.
Toda empresa precisa saber responder com clareza porque existe e para onde está indo.
Imagine uma construtura fornecer tijolo e argamassa para seus operários e não lhe apresentar nenhuma planta do que será construído, soa até absurdo uma idéia dessas, mas é o que uma grande maioria das empresas fazem quando não expõe de modo claro suas metas e objetivos para que seus funcionários saibam e se engajem em ações que os levem a alcançar a visão compartilhada.
Quando não há conhecimento ou comprometimento com uma função mais específica, a empresa e todos que ali trabalham caem no loop da sobrevivência, passando o dia ocupados, mas não produtivos.
A curto prazo pode até gerar faturamento, mas a médio e longo prazo a lucratividade desaparece e o negócio estará em risco, se ainda existir.
Estrutura
Tudo que compõe sua empresa, é o pilar mais visível e mais fácil de ser percebido no negócio, e que nem por isso recebe a devida atenção ou tratamento.
São quarto os tipos de recursos que podemos encontrar:
Pessoas: seu principal recurso, entender sobre gestão de pessoas, ter habilidade de colocar pessoas certas no lugar certo, fará muita diferença para sua empresa e seus clientes.
Recursos Físicos: São as instalações, veículos, máquinas, equipamentos etc.
Recursos de Informação: toda e qualquer informação gerada e/ou registrada pela empresa. Um recurso valiosíssimo e muito mal tratado e até esquecido que requer gerenciamento.
Com a velocidade da comunicação, com as pessoas conectadas 24 horas ao dia, com aparelhos ligados a internet, a exigência de respostas, de prontidão e de atitudes é muito maior, e a maioria das empresas deixam escapar o poderoso recurso que tem ali mesmo internamente que são as informações para oferecer essas respostas em melhorias de seus produtos e serviços. E até mesmo a resposta para tão procurada inovação pode estar ali perdida.
Recursos Abstratos: conceitos e ideias que pertencem àquela organização ou ramo de atividades.
Processos
E o terceiro pilar são os processos, que é a parte dinâmica de seu negocio, envolve toda sua operacao, são todas as atividade ou tarefas realizadas com um propósito ( vender, produzir, entregar, cobrar, etc )
É muito comum com o “modismo” as empresas adotarem um novo sistema ou uma nova tecnologia, investindo fortunas, desejando que isso resolva por si só, todos seus problemas de organização e gerenciamento, puro engano.
Antes de procurar soluções magicas, procure mapear seus processos e organizá-los, só assim conseguirá automatizar e implantar indicadores.
Executar alguma coisa sem metodo é como andar sem mapa por um lugar desconhecido. Tentativa e erro, jeitinho e improviso nunca serão sinônimos de eficiencia.
Nenhuma empresa por mais lucrativa que seja sobrevive a improvisação, por isso se almeja o crescimento, pare e organize seus processos antes de se preocupar com qualquer outro fator.
Organização evita gasto de tempo, energia e dinheiro.
Pode parecer complexo, e não poderia ser diferente, pois um negócio é complexo, mas uma vez que o trabalho for feito, torna-se simples sua manutenção. É como o alicerce de um edifício, depois de construído, e se bem construído, você não pensa nele toda vez que entra e sai de casa, não é mesmo ?
Guardada as proporções nos tres pilares apresentados de negócios, você precisara ainda revisitá-los, mas se bem estruturados, mais por manutenção ou revisão quando quiser olhar para fora da caixa e ampliar as dimensões de seu negócio.
A boa notícia, que é em negócios, mesmo que já estabelecido, na maioria das vezes é possível consertar e reestruturar esses pilares, com ações pontuais e contínuas sem paralisar toda a operação.

