Por onde começo ?
8 Passos para construir um negocio estruturado
Érica, com uma carreira consolidada na arquitetura há 25 anos, decidiu que era hora de mudar, e iniciar seu próprio negócio em uma nova área de atuação, e mesmo já tendo dado os primeiros passos, observou que apenas validar sua idéia não era suficiente, precisaria de um plano mais aprofundado para dar sequência e nos procurou para ajudá-la na construção de seu novo negócio.
Ela tinha excelente bagagem profissional, bem como boas habilidades de atendimento ao cliente, e conhecimentos aprofundados em gestão de projetos, mas percebeu que ainda faltava experiência para estabelecer seu negócio e decidiu procurar ajuda antes de continuar na tentativa e erro, e se frustrar com investimentos errados, e se segundo palavras dela: ‘Quero construir um negócio estruturado, preparado para crescer, e não correr riscos desnecessários’.
Não é segredo que muitas empresas falham. Segundo o Sebrae , 26,9% das empresas no Brasil encerram suas atividades antes dos 2 anos. Crise ? Ou esse resultado pode ser diferente ?
A questão importante é: por que falham e o que você pode fazer no início para evitar problemas em seu próprio negócio.
Aproveitamos os conhecimentos da arquitetura de Érica para fazer um paralelo com as etapas que um negócio precisa passar para ser estruturado, e ter mais chances competitivas.
Resumidamente construir um edifício passa pelas etapas de análise de terreno, colocar fundações, construir a estrutura, até chegar ao acabamento, e no negócio que etapas precisamos cumprir para termos um negocio solido ?
Aqui estão os 8 principais pontos para começar na direção certo:
- Validar se Sua Idéia é Viável:
Os empresários muitas vezes se entusiasmam com novas idéias, mas não conseguem determinar se são “verdadeiras oportunidades” e não apenas “uma idéia interessante”. Ou, eles têm uma super idéia, mas falta recursos para pôr em prática. Antes de decidir se deve empreender ou não, e pergunte-se: “Tenho tempo, habilidades e recursos para implementar isso?”
Cuidado com a armadilha de se apaixonar por uma idéia, só porque você ama algo não significa que você deve convertê-lo em um negócio. Muitas vezes, as empresas falham porque o proprietário sente que sua paixão é compartilhada por outros.
Pesquise sua ideia de negócio e assegure-se de que seja viável.
Os outros querem / precisam do que você está vendendo no preço em que deseja vender?
- Validar se Seu Modelo de Negócio é Viável:
Muitas vezes, o empreendedor inicia com apenas um produto, um serviço ou um grande cliente. Ou ainda realizam uma forma nova de entrega de seu produto ou serviço. Eles se apegam a esta única coisa porque traz boa receita.
Mas e se a única coisa desaparecer?
Variedade e diversificação irão ajudá-lo contra o refluxo e o fluxo de marés de negócios.
- Analisar a Concorrência
Os clientes irão onde podem encontrar os melhores produtos e serviços. É importante para você saber quem é a sua concorrência, direta e indireta, o que eles têm para oferecer e o que torna seus próprios produtos ou serviços melhores.
- Definir seu Posicionamento
Você precisa conhecer bem os benefícios de seu produto, serviço para se posicionar e saber comunicar com clareza para atrair um cliente potencial no perfil desejado. Sem esse trabalho, sua comunicação poderá ser falha, e tão ruim quanto não atrair cliente, é investir e atrair clientes fora do perfil que você desejava trabalhar.
Suas vendas irão depender desse trabalho de casa bem feito.
- Desenvolver sua Estrutura:
Uma vez que você tenha um cliente, você deve mantê-los.
O que será preciso para garantir a entrega de sua promessa, produto ou serviço a seus clientes, que recursos são necessários ?
Ou seja tudo que envolve sua operação: recursos físicos, profissionais e de conhecimento.
- Conhecer o Potencial e Controlar Indicadores:
Quando você tem mapeado toda sua estrutura, você tem mais chances de aproveitar novas oportunidades, porque terá claro não apenas sua capacidade, mas seu potencial de entrega.
Um exemplo para ficar mais claro, um avião tem capacidade para 700 lugares, e como a companhia área poderia medir seu potencial ?
Controlando o tempo que uma aeronave fica parada no solo, agilizando para que a aeronave ficasse menos tempo possível para, assim aumentaria seu potencial.
Você não é dono de uma companhia área, ok, mas se quiser tornar seu negócio realmente lucrativo, precisa encontrar o melhor indicador e acompanhá-lo diariamente, no máximo semanalmente.
- Controle Financeiro:
Parece óbvio demais dizer que você precisa acompanhar seu fluxo de caixa, mas se é tão óbvio assim porque muitas empresas sofrem com ele no vermelho ?
Porque ele pode ter se tornado apenas uma consequência ruim, de ações não executadas sobre o que conversamos no item anterior, conhecer seu potencial e ausência de acompanhar seus indicadores, para saber o que mexer antes de atingir seu caixa.
- Planejamento:
sim, você precisa fazer um planejamento. O objetivo é que você analisou todos os aspectos do seu negócio e está preparado para lidar com problemas quando eles surgirem.
Seu plano de negócios ajuda você a se concentrar em seus objetivos e sua visão, além de estabelecer planos para realizá-los.
A boa notícia, que você pode elaborá-lo de maneira simples, sem deixar de lado os itens fundamentais, com períodos curtos de 90 dias, por exemplo, é mais eficaz para revisá-lo a cada etapa, e ir alinhando sua rota.
Somos a favor que você comece rápido, sim, mas não sem direção. E o planejamento lhe dará esse direcionamento com segurança.
“Ao me preparar para a batalha, sempre descobri que os planos são inúteis, mas o planejamento é indispensável.” – Dwight D. Eisenhower ( General e 34º Presidente dos EUA )
Validando com a Érica esses pontos, ela constatou que Construir um Negócio de Sucesso não é questão de Sorte, mas resultado de um Planejamento bem estruturado e com visão sistêmica, que permita olhar seu negócio por diferentes ângulos, e que com essa orientação poderia iniciar a estruturação de seu negocio de maneira mais sólida.
Claro, que temos outros aspectos pra tratar, como desenvolver suas habilidade em gestão de negócios, liderança de equipe, mas para não estendermos muito deixamos esses pontos para outra conversa.
Se Você quer construir um negócio estruturado, e deseja uma orientação para validar e elaborar seu plano, o Arquitetando Negócios pode ser um bom ponto de partida.

